terça-feira, 1 de março de 2011

Diabetes Mellitus Parte I


O objetivo da postagem de hj é abordar o Diabetes Mellitus em vários aspectos, vamos começar pelo conceito e assim descobrindo e aprimorando nossos conhecimentos sobre DM um problema de saúde pública atual.

Conceito: O DM não é uma única doença, mas um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que possuem em comum a hiperglicemia. Os quatro principais tipos são: Tipo 1, Tipo 2, Gestacional e outros tipos específicos.
Diabetes Mellitus tipo 1: Caracteriza-se pela destruição autoimune das células beta, geralmente ocasionando deficiência absoluta de insulina, isto é, o  paciente necessitará de insulina desde o diagnóstico.
Diabetes Mellitus tipo 2: Caracteriza-se por defeito na secreção e/ou perda progressiva das células beta. A maioria dos pacientes também apresenta redução da ação biológica da insulina (resistência insulínica). (Diretrizes SBD, 2009).
Obs: O DM2 abrange desde pacientes para os quais dieta e redução do sedentarismo normaliza a glicemia até pacientes que necessitam de insulinoterapia.
Diabetes Gestacional: É a intolerância aos carboidratos diagnosticada pela primeira vez durante a gestação e que pode ou não persistir após o parto.
Outros tipos específicos: Doenças do pâncreas exócrino(pancreatite, neoplasia, etc.); endocrinopatias; induzidos por fármacos ou agentes químicos (corticóides, hormônios tireoideanos, etc.); infecções; etc

O farmacêutico tem um papel importante no acompanhamento do paciente diabético pois o ajuda  a melhorar a qualidade da alimentação  a compreender e aderir ao tratamento indicado.

Um abraço a todos
Cassy

Referência: Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos no Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário